Saiba mais sobre essa grave infecção...
Denomina-se complicação de alguma doença quando esta apresenta uma evolução desfavorável, com o acometimento de outros tecidos e surgimento de novos sintomas além daqueles esperados.
"Celulite em volta dos olhos" ou "celulite periorbitária como complicação de rinossinusite" é a complicação mais freqüente de rinossinusites bacterianas.
Caracteriza-se por inflamação do tecido subcutâneo (rico em gordura) ao redor do globo ocular. Nesse caso, ocorre hiperemia (vermelhidão) e edema (inchaço) das pálpebras, com dificuldade de abertura ocular, geralmente unilateral.
Essa infecção ocorre pela proximidade de seios da face, como o seio etmoidal, da órbita, onde há facilidade de disseminação da doença, tanto por vasos sanguíneos comuns aos tecidos quanto pela fragilidade das estruturas ósseas ao redor.
Estima-se que 60-80% de todas infecções orbitárias são relacionadas a rinossinusites, porém, apenas 1 a 3 % das rinossinusites evoluem para complicações orbitárias.
A celulite periórbitaria é muito comum em crianças e adultos jovens devido a maior freqüência de infecções de vias aéreas superiores (gripes e resfriados) nesse grupo, além da fragilidade das estruturas vasculares e ósseas, especialmente nas crianças.
Caso veja algum desses sintomas, procure imediatamente um otorrino de sua confiança!