• Rua Enxovia, 472 • 9º andar (conj 906/907) • Neo Corporate Offices • São Paulo/SP
  • 11 94229-0243
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A formação orofacial do bebe

A formação orofacial do bebe

O ato de sucção durante a amamentação natural.

É fato que a amamentação é a mais complexa forma de alimentação nos primeiros meses de vida do bebê, já que o leite materno contém todos os nutrientes e anticorpos antibacterianos necessários.

A sucção correta influencia no aperfeiçoamento da musculatura orofacial (lábios, língua e bochechas), levando futuramente à mastigação adequada, tonificação muscular oral e um padrão normal de respiração nasal.

“Essa estimulação motora oral realizada precocemente, obriga o bebê a realizar o exercício mais eficaz que é a sucção.”

A ação de mamar fornece o exercício necessário para um desenvolvimento mais adequado da mandíbula e dos maxilares, - neste caso, diminuindo a necessidade futura de aparelhos ortodônticos -, estimulando favoravelmente as funções da respiração, deglutição, mastigação e fonação (fala).

Chupeta, dedo, mamadeira

Crianças que sugam chupeta, dedo ou mamadeira além de 1,5 ano de idade pode ter mais predisposição para deformidades como palato ogival, alterações ortodônticas, distúrbios de linguagem e alterações fonoarticulatórias, pois há uma diminuição da ação mandibular, prejudicando a tonicidade orofacial.

“É recomendado que a criança seja alimentada no seio, especialmente, nos seis primeiros meses e não se deve permitir a criança sugar o dedo desde os primeiros meses de vida”.